top of page

Reflexos da formação continuada nas concepções associadas à linguagem corporal na educação infantil, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG

A premiação Relevância Acadêmica concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, em 2019, é um reconhecimento da pesquisa realizada no contexto da Iniciação Científica que sinalizou a importância da formação continuada no Curso de Aperfeiçoamento Educação Infantil, Infâncias e Arte para professores da Rede Municipal no contexto da UFMG concretizando a relação teoria-prática ao longo de todo curso como elemento transformador da prática docente.

Em 2013 e 2014, o Curso de Aperfeiçoamento Infâncias e Artes foi oferecido pela Escola de Belas Artes a partir da parceria com o Ministério de Educação e Cultura, Secretarias Municipais de Educação e Faculdade de Educação. O curso proporcionou uma vivência intensiva sobre as linguagens artísticas na Educação Infantil para 80 professores da Rede Municipal da Grande BH. Após cinco anos desde a primeira turma, seria possível perceber reflexos dessa formação continuada nas concepções dos ex-alunos do curso sobre a linguagem corporal em suas práticas docentes? Como a linguagem corporal era trabalhada nas escolas.

Coordenação: Profª. Drª. Ana Cristina Carvalho Pereira

Bolsista: Sara Helena de Sousa Brito

Linguagem Corporal

na Educação Infantil

O Projeto de extensão “Linguagem Corporal na Educação Infantil” da Escola de Belas Artes foi premiado por sua Relevância Acadêmica e como Destaque de Extensão no XX Encontro de Extensão que aconteceu durante a Semana do Conhecimento de 2017 com o trabalho intitulado “Metodologia de ensino da dança na educação infantil: luxo ou necessidade?”.

O objetivo do projeto, vinculado ao Curso de Dança - Licenciatura da EBA UFMG e a Gerência de Coordenação da Educação Infantil - GECEDI da PBH, é contribuir para uma formação docente que resignifique / transforme a atuação do professor na Educação Infantil no que diz respeito ao ensino de Dança propondo a Residência Corporal em UMEI'S de Belo Horizonte durante um ano. Durante este período acontecem encontros semanais desenvolvendo a experimentação em sala de aula com professores e crianças, além da formação continuada semestral a partir de palestras para equipe pedagógica.

Coordenação: Profª. Drª. Ana Cristina Carvalho Pereira

Bolsista: Sara Helena de Sousa Brito

Esta chamada foi um convite para a exibição de conteúdos audiovisuais referentes à capital mineira na Fachada Digital do museu que tem a missão de levar à população as diferentes formas de construção do saber e do conhecimento, local privilegiado de experimentação e divulgação artística, cultural e científica na cidade.

O vídeo dança Cartografia do sensível: Corpos urbanos foi aprovado no edital para chamada temática 120 Anos de Belo Horizonte de 2017 da Fachada Digital do museu Espaço do Conhecimento UFMG em comemoração ao aniversário da cidade.

Cartografia do sensível: Corpos urbanos

PIBID Dança 2012

O projeto PIBID “A Dança como componente curricular no ensino fundamental: Práticas, Espaços e Conquistas”, desenvolvido em na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, envolvendo 210 alunos do 1º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental, foi um dos trabalhos premiados na Semana do Conhecimento & Cultura UFMG 2012 por sua Relevância Acadêmica. 

DSC00045.JPG
DSC00093.JPG

Também no dia 19 de outubro, no auditório da Reitoria da UFMG, foi agraciado com o prêmio de Menção Honrosa. Semana do Conhecimento & Cultura UFMG 2012 Prêmio Relevância Acadêmica.

Coordenação: Profª. Drª. Ana Cristina Carvalho Pereira

Bolsistas:  Anna Vitória Farias Alves

                  Anne Caroline Vaz

                  Bárbara Cristina de Sousa Maia

                  Maíra Vieira Rodrigues

                  Poliana Ferreira da Costa

bottom of page